SAÚDE PÚBLICA

Postagem em destaque

QUEM SOMOS

QUEM SOMOS: Este Blog foi desenvolvido para fins acadêmico do 3º Termo Noturno da Faculdade de Farmácia de Presidente Prudente - SP da...

sábado, 30 de abril de 2016

AEDES AEGYPTI, O VETOR DA DENGUE, ZIKA VÍRUS E CHIKUNGUNYA

Aedes aegypti

             O Mosquito Aedes aegypti é o principal vetor da transmissão da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya e este tem aparência inofensiva, cor preta e listras brancas no corpo e pernas. Esta transmissão ocorre através da picada do mosquito fêmea no homem, pois este necessita maturar seus ovos. 
 O Vetor Aedes aegypti 
          O ciclo do vetor ocorre entre Homem – Aedes aegypti – Homem. Para o mosquito transmitir o vírus este precisa se tornar infectado quando suga o sangue de alguém doente, no curto período em que esta pessoa tem várias partículas do vírus circulando em seu sangue. Neste momento o mosquito terá o vírus em seu “estômago”, mas ainda não é capaz de transmiti-lo. Entre 3 e 15 dias depois, as partículas do vírus dengue se disseminam pelo organismo do Aedes aegypti, se multiplicam e invadem suas glândulas salivares: neste momento, o mosquito fêmea se torna capaz de  transmitir o vírus a outra pessoa. Neste ciclo se desenvolve em quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto, no qual as larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja e na fase do acasalamento, em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, ocorre a transmissão da doença.

Curiosidades sobre o Vetor: O vetor Aedes aegypti é originário do Egito, na África, e vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta desde o século 16, período das Grandes Navegações. Acredita –se que o vetor foi introduzido no Novo Mundo, no período colonial, por meio de navios que traficavam escravos. Ele foi descrito cientificamente pela primeira vez em 1762, quando foi denominado Culex aegypti. O nome definitivo Aedes aegypti foi estabelecido em 1818, após a descrição do gênero Aedes. Relatos da Organização Pan-Americana de Saúde mostram que a primeira epidemia de dengue no continente americano ocorreu no Peru, no início do século 19, com surtos no Caribe, Estados Unidos, Colômbia e Venezuela e também há registro da ocorrência da doença em Curitiba (PR) no final do século 19 e em Niterói (RJ) no início do século 20.



Enfatizando o Ciclo do Vetor


AEDES AEGYPTI
Fonte de referência: http://goo.gl/cT0gqG







Referências Bibliográficas
http://www.dengue.org.br/mosquito_aedes.htmlAcessado em 30/04/2016 as 21h.
http://www.ioc.fiocruz.br/dengue/textos/curiosidades.html. Acessado em 30/04/2016 as 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário